Wikimedia Portugal

Promovendo o Conhecimento Livre em Portugal

Comunicação Oficial da Wikimedia Itália sobre a Wiki Greve

Outubro 5th, 2011

A Wikimedia Itália lançou hoje um comunicado de Impressa sobre a Wiki Greve, que reproduzimos aqui. (O original em italiano pode ser visto nesta página)
———————–
Milão, 5 de Outubro de 2011

A Associação Wikimedia Itália (Associazione Wikimedia Italia) apoia a decisão da comunidade de utilizadores e administradores da Wikipédia em língua Italiana de temporariamente bloquear o acesso das páginas da Wikipédia para mostrar um comunicado (http://it.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Comunicato_4_ottobre_2011) explicando os efeitos que a promulgação da assim chamada “DDL intercettazioni”: Em outras palavras, o fim da neutralidade da Wikipédia, substituído por pouco mais que uma série de comunicados de imprensa escritos por aqueles directamente envolvidos.

Por escolha própria, a Wikimedia Itália não interfere com as discussões dos usuários da Wikipédia que levou a esta forma extrema de protesto, e não tem intenção de reivindicar qualquer mérito, apesar de estar pronto para assumir, se necessário, à defesa da decisão dos editores da Wikipédia; De resto, o escopo da associação é de difundir a cultura livre, e o artigo 29 do projecto de lei das Interceptações vai em direcção completamente oposta. Já no ano passado publicamos um comunicado de impressa sobre o assunto (http://wikimedia.it/index.php/Comunicato_in_merito_al_cosiddetto_DDL_sulle_intercettazioni) que continha as mesmas dúvidas. Infelizmente, 15 meses depois, não foram feitas quaisquer alterações.

Como Associação, e com o suporte da Wikimedia Foundation (http://blog.wikimedia.org/2011/10/04/regarding-recent-events-on-italian-wikipedia/) e de outros capítulos nacionais, faremos o possível para apoiar a iniciativa, esperando que a forte mensagem pretendida pelos editores da Wikipédia em língua italiana alcance o maior número de pessoas possível.

Comments are closed.