Wikimedia Portugal

Promovendo o Conhecimento Livre em Portugal

Ir a Berlim é voltar mais rico!

Maio 2nd, 2019

De 29 a 31 de Março de 2019 realizou-se a Wikimedia Summit, em Berlim, o maior encontro oficial dos afiliados e membros da Fundação Wikimedia. O grande objetivo deste ano foi discutir o movimento estratégico da Wikimedia para 2030. Qual a missão e onde queremos chegar neste ano com as diferentes plataformas Wikimedia?


Imagem de Jason Krüger para a Wikimedia Deutschland e.V. com licenç CC BY-SA 4.0disponível na Wikimedia Commons

A grande novidade deste ano foi o facto de os afiliados presentes incluírem não só os representantes de 38 capítulos, onde se inclui a Wikimedia Portugal, mas também representantes dos 108 grupos de utilizadores, como o AmiCal e o Wikimujeres, por exemplo. Ficou, assim, garantida uma diversidade enorme e uma maior representatividade dos diversos elementos que compõem este mundo.

Durante três dias, vários temas foram discutidos através de diferentes formas. Um dos mais falados e participados foi a discussão sobre a eleição dos dois lugares no Board of Trustees eleitos pelos afiliados. Com as recentes alterações a este processo de eleição, vários afiliados manifestaram a sua opinião e sugeriram alterações.

Outra tarefa que animou os participantes foram as numerosas atividades de desenvolvimento de ideias para os nove Working Groups, responsáveis por elaborarem o estado de arte e recomendações para cada área específica da Estratégia Wikimedia 2030. Ali fomos convidados a conhecer pessoas de todo o mundo e discutir com eles as nossas ideias, experiências e recomendações. Foi bom saber que todos os afiliados, pequenos ou grandes, anglosaxónicos ou de idiomas minoritários, partilhamos dos mesmos problemas e temos conceções semelhantes sobre o futuro do movimento. As atividades foram muito bem organizadas, com a criação de pequenos grupos aleatórios de pessoas que, depois, eram convidados a mudar de grupo e continuar a conversa.

Como enviada da Wikimedia Portugal na Wikimedia Summit 2019, em Berlim, a minha missão era ficar a conhecer o mundo global wikimedista… o que não é uma missão pequena! Participar num encontro com mais de 100 pessoas de todo o mundo, dedicadas e entusiastas do conhecimento livre, é impressionante. Conhecer tanta gente que partilha o mesmo entusiasmo e que, do outro lado do mundo, lida com os mesmos desafios e problemas que nós, é algo emocionante e que nos marca para sempre. Obrigada, Berlim, e até breve!

Board Training

Após a Wikimedia Summit, de 1 a 2 de Abril, dediquei-me ao Board Training, uma formação realizada pela Wikimedia Alemanha (Tim Moritz Hector) e Wikimedia Países Baixos (Frans Grijzenhout) dedicada a capacitar elementos da direção das várias Wikimedias, de forma a melhorarem o funcionamento dos seus capítulos. Teve ainda a participação de Chris Keating (Wikimedia Reino Unido), Sandra Rientjes (Wikimedia Países Baixos) e Lukas Mezger (Wikimedia Alemanha).

Foi assim que, nos fantásticos escritórios da Wikimedia Alemanha em Berlim, tive a oportunidade de conhecer diferentes realidades dos capítulos, nomeadamente da Wikimedia Indonésia, África do Sul, Países Baixos, Ucrânia, Suécia, Espanha, Suíça, Polónia e Bélgica.


Imagem de Florenciac (Wikimedia Espanha) com licença CC BY-SA 3.0disponível na Wikimedia Commons

Durante dois dias, realizámos exercícios práticos e percebemos a importância da definição de um Plano Estratégico e de um Plano de Conflito de Interesses na gestão diária dos capítulos. Estes documentos definem os fundamentos e as orientações que melhor guiam a atuação de cada organização.

Aprendemos ainda, com a ajuda do psicólogo Ralph Piotrowski, qual o perfil “ideal” dos membros da direção, os skills pessoais mais relevantes e como se podem prevenir conflitos resultantes de choques de personalidade.

Cada participante apresentou casos reais da sua Wikimedia, com histórias fascinantes que se tornaram excelentes pontos de discussão e aprendizagem para os outros.

Tags:

Comments are closed.